Vereador Ribeiro Neto apresenta projeto para instituir Programa Móvel de Oftalmologia


O objetivo é garantir a realização de consultas e exames oftalmológicos para a população de São Luís.


 


Na sessão extraordinária da última quarta-feira (2), o vereador Ribeiro Neto (PMN) apresentou o Projeto de Lei n° 145/21 que visa instituir o Programa Móvel de Oftalmologia em São Luís.
De acordo com a proposição, serão realizadas consultas e exames por diversos bairros da capital maranhense por meio de uma Unidade Móvel de Oftalmologia.

A unidade móvel realizará exames de visão, diagnaósticos para catarata e glaucoma, além de orientar sobre a busca do tratamento clínico junto a serviços especializados em oftalmologia.
"O Programa Móvel de Oftalmologia tem o objetivo de garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde ocular e atendimento básico para o povo de São Luís, além de despertar na população a importância do cuidado com a visão" disse Ribeiro Neto (PMN).

Prevenção

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que 75% dos casos de cegueira no Brasil podem ser evitados, principalmente se o diagnóstico e acompanhamentos sejam feitos desde a infância.
"Vale ressaltar que quanto mais precoce o diagnóstico de problemas na visão, mais eficiente é o tratamento, evitando muitas vezes a perda parcial ou total da visão de pacientes", afirmou Ribeiro Neto.a


Comentários