Prefeitura de São Luís abre cadastro de vacinação contra Covid para adolescentes de 12 a 17 anos

São Luís já vacinou contra a Covid pessoas abaixo de 30 anos sem comorbidades. — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís


A Prefeitura de São Luís divulgou, neste domingo (11), que já está aberto o cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos se vacinarem contra a Covid-19. O cadastro do novo público-alvo deve ser realizado pela plataforma Vacina São Luís.

Segundo o prefeito Eduardo Braide, a imunização dos adolescentes terá início ainda nesta semana, entretanto, o calendário oficial ainda não foi divulgado.

A capital maranhense já abriu vacinação para toda a população acima de 18 anos, com a aplicação da 1ª dose de vacina. Além disso, a prefeitura fez a segunda chamada da vacinação contra a Covid-19 até o grupo de 26 e 27 anos.

Por meio de nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que , "segundo dados de domingo (11), 89,12% da população adulta já foi vacinada com a primeira dose". Ainda de acordo com a Semus, as novas chamadas para o público adulto faltoso serão feitas nos próximos dias.

Vacina da Pfizer

O imunizante a ser aplicado nos adolescentes deverá ser o da Pfizer, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde que autorizou, no dia 11 de junho, a vacina da Pfizer contra Covid-19 para adolescentes a partir dos 12 anos. A vacina é a única que pode ser aplicada em menores de 18 anos no Brasil.

Autorizações

Segundo a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.

Em 31 de março, a Pfizer e a BioNTech, que desenvolveram a vacina juntas, anunciaram que ela teve 100% de eficácia em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.

A vacina já é autorizada para adolescentes de 12 anos ou mais nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Europa.

O imunizante também está sendo testado, nos Estados Unidos e na Europa, em bebês a partir dos 6 meses de idade e em crianças com 11 anos ou menos.

Coronavírus no Maranhão

Nesse sábado (10), o Maranhão chegou a 325.685 casos e 9.310 mortes por Covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Nas últimas 24 horas, foram registrados 674 novos casos e 28 óbitos pela doença. Dos novos registros, 158 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 33 em Imperatriz e 483 nos demais municípios do estado.

Até o momento, o estado possui 33.820 casos ativos de Covid-19, ou seja, das pessoas que estão atualmente com a doença. Desse número, 32.655 pessoas estão orientadas a ficar em isolamento domiciliar, 739 estão internados em enfermarias e 426 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Comentários