Projeto mostra como ficará a ponta do São Francisco, em São Luís, após obras de urbanização

A Ponta do São Francisco, situada à margem da Avenida Ferreira Gullar, em São Luís, está sendo urbanizada pelo Governo do Estado. As equipes seguiram avançando na etapa de construção do ancoradouro e calçamento no local. A obra, que é coordenada pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visa garantir dignidade, lazer e melhores condições de vida aos moradores.

Com área total de 9.163,48 metros quadrados, o projeto de urbanização prevê a construção de um completo centro urbanístico composto por praças com academia de ginástica, playground, caramanchões e coretos de lazer, quadra de areia, bancos em madeira, lixeiras, estacionamento, rampas, ancoradouro, calçamento em blocos sextavados e coloridos, e áreas de paisagismo. O espaço, que foi aterrado para receber a implantação do empreendimento, fica próximo da ponte José Sarney e tem vista privilegiada para o Centro Histórico de São Luís.

“É um local privilegiado, e o fundamental é assegurar a melhoria das condições de vida à população da área. É uma obra completa que abrange desde moradias até praças com equipamentos públicos como quadras esportivas que já foram entregues. As obras, que seguem determinação do governador Flávio Dino, vão impactar positivamente toda a comunidade do São Francisco”, destacou o secretário da Secid, Márcio Jerry.

Os moradores que antes residiam em palafitas, nessa área da obra, foram todos transferidos para o Residencial José Chagas, que integra o programa Minha Casa Minha Vida, realizado e entregue pelo governador Flávio Dino no ano passado.

A intervenção no São Francisco garantiu um conjunto de melhorias com infraestrutura básica de rede de esgoto sanitário doméstico, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água e aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés.

A comunidade será beneficiada também com redes gerais de iluminação, recuperação e continuidade do talude existente. Como parte da obra, a Secid já entregou uma nova praça na área da Avenida Ferreira Gullar.

O espaço urbanizado ganhou mobiliário urbano como bancos e caramanchões de lazer, playgroud, academia de saúde, calçamento com blocos de concreto na extensão da orla marítima e uma clínica odontológica do Projeto Sorrir, que será equipada pela Secretaria de Saúde.



Comentários