Prefeitura entrega Creche-Escola de Tempo Integral Maria de Jesus Carvalho totalmente requalificada


O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (23), a Creche-Escola de Tempo Integral Maria de Jesus Carvalho, no bairro Camboa, totalmente requalificada por meio do programa Escola Nova. Há anos, a comunidade aguardava pela reforma da unidade escolar que, a partir de agora, tem condições de oferecer um espaço seguro e uma educação de qualidade para as 440 crianças, sendo 30 delas com deficiência, de 2 a 5 anos que estudam na unidade.

“O programa Escola Nova chega à creche Maria de Jesus Carvalho e é uma felicidade muito grande ver essa escola requalificada. E mais do que isso, é ver profissionais qualificados, comprometidos; quem ganha é a comunidade. Agora com a nova escola, já na próxima semana vamos ter nossas crianças de volta à sala de aula”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, exaltou o trabalho executado pela Creche-Escola Maria de Jesus Carvalho, que atende a alunos com deficiência, e conta com uma ampla rede de professores qualificados e profissionais multidisciplinares. “Eu estou muito feliz em ver essa obra finalizada. No início do ano, estive aqui e sei que a unidade desenvolve um trabalho fantástico em toda a região. É realmente um sonho poder entregá-la de volta à comunidade”, disse a vice-prefeita.

O secretário municipal de Educação, Marco Moura, afirmou que já na próxima terça-feira (28), a escola retoma às atividades presenciais, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19. “Estamos trabalhando com firmeza para a inclusão e democratização da educação em São Luís. É uma creche muito importante não só para o bairro da Camboa, mas para todos que estão nas adjacências, e tem uma proposta de educação moderna, inclusiva e de tempo integral”, disse o secretário.

Acompanharam o prefeito Eduardo Braide na entrega da escola, os vereadores Marcos Castro (PMN) e Karla Sarney (PSD).


Creche-Escola Maria de Jesus Carvalho

A unidade possui 440 crianças matriculadas, de 2 a 5 anos, que têm acesso às aulas no período matutino, vespertino e em tempo integral. Deste total, 30 alunos que possuem deficiência e desta forma, recebem estímulo de aprendizado diferenciado para as atividades escolares, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado no contra turno das aulas.

Além dos professores, os alunos com deficiência, também, contam com uma ampla rede de apoio, formada por profissionais multidisciplinares, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem e pediatras. Os atendimentos são fundamentais para estimular o ensino-aprendizagem das crianças.

A Creche-Escola possui 15 salas de aulas e oferece turmas de Maternal I e II, e Infantil I e II. Em sua estrutura física, a escola conta uma sala de direção, secretaria, sala de enfermagem, sala da coordenação pedagógica, sala de recursos, sala de vídeo, sala de atividades psicomotoras, dois pátios, dois refeitórios infantis, dormitório infantil, cozinha, 10 banheiros, recepção, três almoxarifados, uma área externa com parquinho e outra com horta.

O gestor da Creche-Escola Maria de Jesus Carvalho, Aquiles Berrêdo, não escondeu a satisfação em ver a unidade escolar finalmente requalificada. Ele reforçou que o novo espaço, vai poder oferecer ferramentas para a melhoria do ensino-aprendizagem das crianças. “É um sonho realizado. Hoje, nós temos um estacionamento seguro, temos um parquinho mais adequado às nossas crianças e os nossos professores, além de internet de qualidade. Fico muito feliz em ver a concretização desse sonho e principalmente, em poder oferecer a todos os nossos alunos um espaço amplo para aprendizagem”, reforçou.A Creche-Escola é uma das unidades escolares do Município que possui parceria com instituições pedagógicas, como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O local recebe estudantes em atividades pautadas pela proposta de trabalho da escola, que realizam estágio na unidade escolar, desenvolvendo projetos junto à comunidade escolar.

Requalificação



O prédio foi totalmente requalificado e passou por obras de melhorias interna e externa, executadas por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Entre os serviços realizados, está a revisão da cobertura, aplicação de manta impermeabilizante, troca e instalação de novo revestimento e vasos sanitários nos banheiros, revisão de instalações elétricas e aplicação de grama na área externa.

Além disso, foi construída uma nova área de banho externa para as crianças, parquinho para recreação infantil, feita a execução de piso intertravado para o estacionamento, revisão de instalações elétricas e instalação de caixas d’água. O prédio também ganhou nova pintura interna e externa.

Lívia Mariana Costa, professora do Infantil II, ficou maravilhada com a requalificação da escola. Com a ampliação dos espaços e a implementação de novos recursos multimídia, ela garante que a partir de agora, as crianças terão acesso a uma educação com muito mais qualidade. “A infraestrutura que a escola ganhou na gestão do prefeito Eduardo Braide é algo que nós buscávamos há muito tempo e agora vamos proporcionar uma educação de qualidade para as nossas crianças. Com certeza, com esses novos recursos eletrônicos, vamos melhorar e muito os conteúdos que são oferecidos para os nossos pequenos”, disse a professora.Protocolos sanitários


A escola foi completamente adaptada, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, para receber os alunos na próxima semana. O espaço conta com sinalização no chão e nas paredes para alertar sobre a importância da adoção do distanciamento social mínimo, locais para a aplicação de álcool em gel, e, também, com pias com água e sabão para a lavagem das mãos.

Aprovação

Sildilene Nogueira, mãe da pequena Laura, de cinco anos, que tem Síndrome de Down, aprovou a nova estrutura da escola. “Essa creche é muito importante para nós pais e nossos filhos, e ficou muito linda. A Laura foi muito bem acolhida, desde o início, e sempre deram a ela uma educação de muita qualidade. Fico muito feliz que esse espaço tem uma nova estrutura e vai poder oferecer muitas oportunidades de aprendizado não só para minha filha, mas também para outras crianças”, disse.

O pequeno Benjamin, de três anos, é um dos novos alunos da Creche-Escola, e vai iniciar sua jornada escolar na próxima semana. Luciana Lobato, mãe da criança, ficou maravilhada com a nova estrutura que a escola vai oferecer para o filho. “Todas as pessoas que eu conheço sempre falaram do acolhimento que essa escola proporciona e eu consegui trazer meu filho para cá. “Achei o acolhimento dos profissionais excelente. E depois da obra, ficou tudo perfeito”, afirma.























Comentários