Governo do Maranhão beneficiou mais de 12 mil famílias com o Cheque Minha Casa

Governador Flávio Dino e secretário Márcio Jerry na entrega do Cheque Minha Casa em Buriticupu. (Fotos: Divulgação)

Desde 2017, o Governo do Maranhão beneficiou mais de 12 mil famílias com o programa Cheque Minha Casa nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Coelho Neto e Buriticupu. A iniciativa do poder estadual concede às famílias contempladas o valor de R$ 5 mil, entregues em duas parcelas de dois mil e quinhentos, para a compra de materiais de construção, garantindo as reformas, ampliações ou melhorias diversas de residências, tendo o objetivo de assegurar o direito à moradia digna.

O programa, que é coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), se destina às famílias maranhenses de baixa renda, tendo como prioridade pessoas idosas, com deficiência, além de mulheres e famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Entrega do Cheque Minha Casa em Buritucupu. (Fotos: Divulgação)

A partir da instituição do programa, foram entregues mais de 10,6 mil cheques nos quatro municípios da Grande Ilha (Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e a capital São Luís), além de entregas extraordinárias por conta da ocorrência de enchentes nos municípios de Grajaú, Pedreiras e Trizidela do Vale. Somente em São Luís, 7.741 famílias ludovicenses já receberam o benefício que assegura a melhoria da qualidade de vida.

Já na gestão do secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, o Cheque Minha Casa entrou em processo de interiorização, sendo executado pela primeira vez em cidades do interior do estado. Em maio deste ano, foram beneficiadas 400 famílias do município de Coelho Neto e, no mês de julho, 300 em Buriticupu. Nas duas cidades o programa está sendo concluído, sendo que mais de 80% das segundas parcelas dos benefícios já foram entregues.

“Com foco na promoção de políticas que promovam o combate à pobreza e às desigualdades sociais, o governo Flávio Dino segue enfrentando desafios e contabilizando conquistas. O Programa Cheque Minha Casa é uma materialização destas vitórias, a estratégia objetiva a inclusão social e melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano em São Luís e em todo o Maranhão, dando oportunidade para que as famílias possam melhorar suas moradias”, destacou o secretário Márcio Jerry.

  Governador Flávio Dino e secretário Márcio Jerry na entrega do Cheque Minha Casa em Buriticupu. (Fotos: Divulgação)

Comércio aquecido

Somado à ajuda para as famílias, o programa também aquece o setor da construção civil e comércio, gerando mais empregos e movimentando a economia nos municípios. Os recursos são repassados em parcelas, pagas de acordo com o andamento e comprovação das obras e, as compras devem ser realizadas em lojas credenciadas, nas localidades contempladas.

Comentários