Equipe técnica realizou o conserto da primeira torre derrubada. (Foto: Reprodução/TV Mirante) |
Índios Guajajaras de aldeias da Reserva Canabrava, no Maranhão, derrubaram mais uma torre de transmissão de energia nessa quarta-feira (15). A primeira ação foi registrada no domingo (12) e, depois de a equipe técnica realizar o conserto, a segunda torre foi danificada.
Os indígenas exigem a presença de representantes da Eletronorte e da Funai para chegarem a um acordo. A Eletronorte afirmou à reportagem da TV Mirante que está disponível a dialogar com os índios que se mostram irredutíveis e ameaçam danificar outras torres de transmissão.
Homens do Grupo de Operações Especiais da Polícia Federal de Brasília (DF) estão no local para fazer a segurança dos funcionários e acompanhar os trabalhos.
De acordo com a liderança indígena, desde 2013, uma ação tramita na Justiça pedindo a reparação pelos danos causados pela instalação das torres na Reserva Canabrava.
Ficou estabelecido que seria feito um estudo ambiental do componente indígena e também a transferência de recursos financeiros para a compra de alimentos para as aldeias como medida de compensação. No total, 4.260 famílias indígenas dependem das doações.
Comentários
Postar um comentário