Com baixo estoque, Hemomar anuncia serviço de transporte para doadores de sangue no MA


Estoque do banco de sangue da Hemomar é considerado crítico — Foto: Laécio Fontenele/Governo do Maranhão

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) vai disponibilizar transporte para doadores de sangue. A medida foi tomada devido ao estoque do banco de sangue da unidade, que está em situação crítica, agravado pela pandemia de Covid-19 e do casos de Influenza em todo o estado.

O transporte será feito por meio de vans e o serviço poderá ser solicitado por meio do WhatsApp da Hemomar, pelo telefone (98) 99232-8496. Após a solicitação, a Hemomar organiza os grupos e busca os doadores em pontos estratégicos.

“Não buscamos em casa, mas combinamos com os doadores para pegar os grupos, facilitando o transporte. É uma forma de aumentar as doações que caíram muito. É importante que as pessoas continuem doando e que entendam que muita gente necessita de sangue. Cirurgias voltaram a ser realizadas nos hospitais e precisamos aumentar o mais rápido possível o estoque para atender a alta demanda dos hospitais em todo o Maranhão. A demanda por sangue é constante, tem muita gente precisando e cabe a nós todos fazermos essa união de força para ajudar uns aos outros”, reforçou Clícia Galvão, diretora geral do Hemomar.

De acordo com a Hemomar, em São Luís, não há mais bolsas de sangue do tipo B- (negtivo). Os estoques também estão comprometidos para vários tipos sanguíneos. Veja, abaixo, a situação dos estoques:

  • AB- (negativo): uma bolsa;
  • A- (negativo): três bolsas;
  • O- (negativo): três bolsas;
  • AB+ (positivo): seis bolsas;
  • B+ (positivo): oito bolsas;
  • A+ (positivo): 10 bolsas;
  • 0+ (positivo): 76 bolsas.

A Hemomar reforça, que devido a pandemia, todas as medidas sanitárias estão sendo seguidas para realizar a doação de sangue, tais como distanciamento social, disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos e obrigatoriedade do uso de máscara.









Comentários