Sobe para 130 o número de famílias desabrigadas devido a cheia do Rio Tocantins em Imperatriz, no MA



Sobe para 130 o número de famílias desabrigadas devido a cheia do Rio Tocantins em Imperatriz, no MA — Foto: Divulgação/3º BBM


Subiu para 130 o número de famílias que estão desabrigadas e desalojadas devido a cheia do Rio Tocantins, em Imperatriz, cidade a 629 km de São Luís, provocado pelas fortes chuvas que atingem a região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), 44 famílias estão desalojadas e 86 foram levadas para abrigos provisórios, localizados em quatro abrigos, sendo em escolas, quadras esportivas e o Parque de Exposições, preparados pela Prefeitura de Imperatriz. Ainda segundo o CBMMA, aproximadamente 400 pessoas estão sendo assistidas em Imperatriz.

De acordo com o 3° BBM, nesse domingo (2), o nível do Rio Tocantins na régua do Cais do Porto, localizada na Beira Rio em Imperatriz, está em 9,2 metros.

Sobe para 130 o número de famílias desabrigadas devido a cheia do Rio Tocantins em Imperatriz, no MA — Foto: Divulgação/3º BBM


Os moradores da região estão sendo retirados de suas casas, uma equipe do 3° BBM realiza o resgate de algumas pessoas que precisam ser transportadas com auxílio de uma embarcação. Pois, com o alagamento das ruas, a população está usando barcos e canoas para se locomover nos espaços.

Sobe para 130 o número de famílias desabrigadas devido a cheia do Rio Tocantins em Imperatriz, no MA — Foto: Divulgação/3º BBM


O nível do Rio Tocantins está mais de nove metros acima do normal. Mesmo com a situação, algumas pessoas ainda insistem e permanecem em suas casas.

De acordo com Eduardo Soares, secretário municipal de governo, a prefeitura de Imperatriz tem prestado todo apoio às famílias desabrigadas e desalojadas, e mantém um cadastro com as informações de todas elas atualizado.

"As famílias que saem, a prefeitura faz o recolhimento dos seus pertences, dos seus móveis e utensílios, leva para o abrigo e o serviço social dá todo o amparo",
diz.


Alerta de chuvas no Maranhão


Na noite de quinta-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que prevê chuvas intensas em todo o Maranhão, com alto grau de severidade.

De acordo com o Inmet, o aviso teve início por volta das 10h desse domingo (2) e vai até às 11h desta segunda-feira (3).

São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Ainda segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A previsão do tempo para Imperatriz nesta segunda-feira (3), é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima prevista é de 23ºC e a máxima, 30ºC.

Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros monitoram as cheias dos rios no Sul do Maranhão.



Fonte:G1MA

Comentários