Avião que caiu em Balsas não tinha autorização para voar, diz Anac


De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o monomotor que caiu sobre uma casa nesta quarta-feira (23), em Balsas, estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado. O acidente aconteceu no município localizado a 799 km de São Luís.

O monomotor foi fabricado em 1970 e havia saído de São Luís (MA) e tinha como destino final Barreiras (BA). Ele havia parado em Balsas para fazer uma manutenção.

Avião de pequeno porte cai em Balsas - Foto: Reprodução


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) abriu um procedimento para investigar as causas do acidente. Serão ouvidos o piloto e o mecânico da aeronave e, uma perícia será realizada nos destroços do monomotor.

O acidente aconteceu a menos de um quilômetro do Aeroporto de Balsas e o avião havia decolado do local minutos antes após abastecer. Segundo o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), ao perceber uma falha no avião, o piloto teria tentado retornar à pista para fazer um pouso de emergência.

O acidente


O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira. De acordo com o Corpo do Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), duas pessoas estavam a bordo do avião. São elas Tiago Medeiros Cardoso, piloto do monomotor e o mecânico, Enoque dos Santos Pereira.

As duas pessoas que estavam no avião foram resgatados do local com ferimentos leves. Uma pessoa que estava dentro do imóvel no momento do acidente escapou ilesa, segundo o Corpo de Bombeiros.

Devido ao risco de explosão, causado pelo combustível que estava no avião, o Corpo de Bombeiros precisou isolar todo o quarteirão.


Imóvel destruído

Vídeos que circularam nas redes sociais, logo após o acidente, mostraram como ficou o interior da casa atingida pelo avião. Parte do forro de dois cômodos da casa ficaram completamente destruídos com o impacto do acidente.

No momento do acidente, apenas uma pessoa estava dentro do imóvel. Com a ajuda de uma escada, moradores subiram até o telhado da casa para socorrer os ocupantes do avião e retirar alguns destroços do avião.

O acidente causou medo e susto nos moradores do bairro. O Corpo de Bombeiros isolou a área.




Fonte: Meio Norte

Comentários