Exames gratuitos de prevenção do câncer de mama são realizados em São Luís

Exames gratuitos de prevenção do câncer de mama são realizados em São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante


Uma iniciativa da companhia Américas Amigas, responsável pelo auxílio de mulheres de baixa renda no acompanhamento e na detecção de problemas oncológicos, teve início em São Luís. A carreta Mulheres Amigas – Temporada Amazônia, tem percorrido estados do norte, nordeste e centro-oeste para ofertar, gratuitamente, exames preventivos contra o câncer de mama.

As ações da ONG Américas Amigas tiveram início em 2019, com o intuito de promover o acesso rápido aos exames preventivos contra o câncer de mama, considerado o tipo de câncer mais recorrente em mulheres em todo o mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A tecnóloga em radiologia, Fabiana Ramada, responsável por auxiliar a realização da iniciativa em São Luís, explica que a feitura de exames, com regularidade, é essencial para identificar e acompanhar alterações na saúde.

“É importante porque detecta precocemente um câncer, ou um início de um câncer […] é muito importante que, a cada seis meses, ou a cada ano, a partir dos 40 anos, seja realizada a mamografia”, explicou a tecnóloga.

As dificuldades relacionadas à demora no acesso ao tratamento de saúde adequado é uma das implicações recorrentes no agravamento dos casos de câncer de mama. Para a dona de casa Maria Inês Ferreira, muitos anos se passaram até que uma mamografia pudesse ser realizada.

“Já faz mais de anos que eu não fiz. Então, apareceu essa oportunidade, hoje, aqui, e eu não pensei duas vezes”, concluiu.


Fonte: G1 

Comentários