Semana Nacional de Doação de Leite Humano: conheça a importância do aleitamento materno e saiba como ajudar nas doações

Projeto E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão incentiva a doação de frascos para o armazenamento do leite doado

No dia 19 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, uma data instituída para estimular a doação de leite humano, assim como, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e divulgar onde ocorrem as doações. O leite é a primeira alimentação humana e fonte dos principais nutrientes para a manutenção saudável da vida de crianças até os seis meses de idade (amamentação exclusiva), por isso é considerado o melhor alimento para os bebês, sendo essencial para a proteção imunológica e desenvolvimento físico, afetivo e psicológico.


No entanto, existem mulheres com excesso de produção de leite e outras que não conseguem suprir a necessidade alimentar de seus bebês. Por isso, é importante incentivar a participação de possíveis doadoras e conscientizar aquelas que não produzem suficiente para receber a doação. Durante o processo de doação, o leite humano extraído pode ficar em potes de vidro com tampa plástica no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite, onde será feita a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado.

Diante disso, em uma parceria entre a Equatorial Maranhão e o Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), os postos de coleta do E+ Reciclagem estão recebendo doações de frascos de vidro, que são destinados ao armazenamento do leite doado. O vidro é responsável por conservar o leite humano de forma saudável até servir de alimento ao recém-nascido que irá recebê-lo. Qualquer pessoa pode contribuir com esse ato de solidariedade doando frascos de vidro com tampa de plástico (modelos como o Nescafé). Não são aceitos frascos com tampa de metal. Dessa forma, além de ajudar a manter a saúde e até salvar a vida de vários bebês, a doação é também um ato de preservação ambiental, pois o vidro que iria para o lixo passa a ter um papel fundamental na rotina de muitas mães e filhos.


A campanha de arrecadação de frascos de vidro estimula a rede de apoio às mães que amamentam e busca ampliar a participação de outras pessoas dispostas a ajudar. A doação de potes pode ser feita em um dos postos sinalizados do E+ Reciclagem, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h, aos sábados das 8h às 12h, nos seguintes endereços:

• Posto E+ Reciclagem do Centro Elétrico: Av. Guajajaras, 416 -Tirirical

• Posto E+ Reciclagem do Mateus Cohab: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 - Cohab

• Posto E+ Reciclagem Lagoa da Jansen: Rua dos Gaviões, s/nº - Ponta D'Areia (Próximo a churrascaria Passo Fundo)

• Posto E+ Reciclagem Sede da Equatorial Maranhão: Alameda A, quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha - Altos do Calhau (na rua do Colégio Upaon Açu)

Já para a doação de leite em São Luís, a lactante pode se deslocar até um dos bancos de leite localizados na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Hospital Juvêncio Mattos e HUUFMA, ou solicitar uma visita domiciliar. O contato com o banco de leite da MACMA pode ser feito pelo número (98) 99213-6886.



Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Comentários